8.11.16

NaNoWriMo: Semana 1

Oláaaa. Engraçado de pensar que estou aqui escrevendo isso quando deveria estar escrevendo meu livro. Fiz um mini-diário com minhas considerações de cada dia que passou.

01/11/2016: Estou em pânico.
Eu inventei de fazer o nano esse ano, mas o começo coincidiu bem com a volta da minha viagem. Ou seja: fuém. Escrevi bem no limite, acabando quase meia noite, mas consegui avançar MUITO mais do que eu achava. Sério. mais de 5k! Ai achei que estava arrasando e vejo gente com 20 mil palavras. O que eles comem? Como se reproduzem? Sério. Vou dormir.
A primeira lição desse dia foi: não fique olhando no grupo e se comparando com as pessoas.

02/11/2016: Ok, hoje é dia dos mortos.
Então deu pra escrever mais um pouco, mas eu estava bem morta da viagem. 2792 palavras, com um total de 8103. SUUUUCESSOO. Acabei de descobrir que preciso trabalhar no meu ritmo. Tem hora que quero jogar tudo pra cima e acabo escrevendo bem ruim, que as coisas não fluem. Palavras sem conexão. Dificil. Meu cérebro derrete. SOS.

03/11/2016: Work work work work work.
To igual riri hoje, só que não. Fui trabalhar e escrevi um pouco as escondidas. É até que bom fazer isso. Sabe quando você trabalhou um tempão seguido e seu cérebro fica pedindo arrego? Faço ele trabalhar na minha história. So far so good. Quero me recompensar com gordices. Cheguei nas 11 mil palavras! \o/

04/11/2016: Tá dificil
Hoje foi mais difícil de escrever do que os outros dias, talvez por ser sexta e querer ir no cinema. Mas apesar disso eu escrevi bastante, terminando com 13929 palavras (mais do dobro da meta).

05/11/2016: primeiro sábado
Eu achava que sábado ia ser o dia mais dificil: eu tenho aula de manhã e vontade de tirar aquele cochilo que dura a tarde inteira, mas surpreendentemente foi bem. Hoje minha protagonista conheceu seu captor e esta tentando descobrir o máximo possível para uma fuga.

06/11/2016: No clima do domingo
Posso falar que o clima de domingo também influencia o ritmo na escrita. Eu escrevi mais de quatro mil palavras, mas fiquei quase o dia inteiro para fazer isso. Eu também percebi que a pior parte é o dialogo. E a melhor forma de escrever é imaginar a cena na minha cabeça e o famoso show don't tell.

07/11/2016: o dia mais dificil.
Com certeza. O trabalho foi super corrido e eu fiquei até duas da manhã assistindo the walking dead. Cheguei e fui pro pilates e na volta só queria dormir (o que eu poderia fazer, já que estou adiantada). Mas estou comprometida a escrever TODOS OS DIAS.

Saldo da semana:


Ou seja, MUITO positiva. Algumas coisas que descobri: apesar de estar quase na metade do desafio eu escrevi muito menos do que a metade do livro. MUITO menos. Segundo o Scrivener eu tenho umas 60 páginas, o que não é muito (30 folhas). Fui pesquisar e livros de fantasia ficam normalmente nas 100k palavras, então parece que não estou muito fora do padrão. Espero.
Outra coisa: tive um tempo para refletir o que o nano significa para mim. Por exemplo, pra muitas pessoas é um desafio de escrever 50k palavras (e é mesmo) em novembro. Mas pra mim no geral não faz muito sentido. E se você escrever as 50k e ainda sobrar livro? Você vai deixar pro próximo novembro? E se você escrever as 50k em uma semana e acabar? Já era?
Pra mim esta sendo um processo de adquirir um hábito (o que é uma coisa difícil pra mim) de escrever todos os dias. Então eu não ligo exatamente com o número de palavras. Estou usando o nano como um combustível para escrever todos os dias e o objetivo é manter em Dezembro e no ano que vem também.

Se quiser me adicionar como writing buddy: taqui o perfil!

2 comentários

  1. Miga, PARABAINSSSSS!!!!! Eu tenho uma conta no nano faz quase uma década, e nesse tempo todo adoro admirar quem faz e acontece, porque de escrita mesmo eu nao fiz nada. Continua compartilhando teu progresso aqui, e quaisquer dicas/ideias que voce acha importante pra quem curte escrever, heheheh. Acho que o mais importante é ter o hábito, e se você conseguiu por uma semana, ja é um feito e tanto!! Boa sorte com o livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha sério? eu fiz em 2014, mas ficou faltando 8 mil palavras (o que é pouco considerando o resto). mas a ideia era bem mé e não foi pra frente.
      pode deixar que compartilho sim <3 obrigada pelo apoooio miga

      Excluir

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.