20.10.16

Vem pro Nano!

Acho que foi em 2014 meu primeiro contato com o Nanowrimo. Eu achei a ideia genial e resolvi participar e... falhei. Acho que entrei num bloqueio com mistura de "isso é uma merda" e eu não estava errada. Era uma merda mesmo. Ano passado eu estava fazendo TCC e eu resolvi que pra minha saúde mental continuar pelo menos funcional eu não conseguiria participar.

Mas cá estou. Esse ano não tem nada marcado para novembro. Então resolvi participar. E consegui convencer dois amigos a participarem também. Quem sabe se eu consigo convencer mais gente né? Então vai mais ou menos uma explicação/faq sobre o nano.

(também conhecido como: loucura)

1) O quê é o nanowrimo?
NaNoWriMo é um evento, que também é uma sigla (?) de National Novel Writing Month. Para PT-BR: Mês Nacional de Escrever livros. Ou alguma coisa assim. O desafio é: escrever um livro (ou um primeiro rascunho) durante o mês de novembro. Muito simples né?

2) Mas eu preciso escrever um livro INTEIRO?
Então, péra lá. Você precisa escrever apenas 50 mil palavras. Olha que moleza. Dá uma média de 1667 palavras por dia. Mais fácil impossível. Mentira. 1667 palavra são MUITAS palavras. Muitas mesmo. É uma quantia meio doida, mas alcançável. Você consegue! Eu acredito em você!

3) E como eu participo?
Tecnicamente você pode só escrever e 50 mil palavras depois (ainda em novembro) e pronto. Mas o mais legal: Você pode se inscrever no site do Nano, aonde você cria um perfil, cadastra o livro que você vai escrever e durante o mês de novembro vai atualizando a contagem. Você pode adicionar migos e ver pessoas da sua região (aka Brasil). O pessoal daqui promove alguns encontros e palestras (nunca participei, mas pretendo esse ano).

4) Mas eu preciso escrever em inglês?
Não. Você pode escrever em qualquer idioma que quiser.

5) Mas como eu ganho? O que eu ganho?
Você ganha se no dia 30 de Novembro tiver escrito 50 mil palavras. O que você ganha? Satisfação de ter conseguido. Não é demais? Tá, tem um certificado bonitinho também. E desconto no Scrivener  (50%): um software especial para escrever livros, roteiros, trabalhos. É bem legal mesmo, apesar de confuso no começo. Aconselho buscar uns videos no youtube sobre como usar o básico, porque é genial.

6) Mas eu tenho vergonha! Não sou escritor/a. Minha vida vai acabar. E se eu falhar? (Insira seu pensamento de negação aqui).
Não tem problema. Vamos para o pior cenário possível: você não consegue terminar. O mundo não vai terminar. Não tem um meteoro caindo na terra e a única maneira de salvar o mundo é ganhar o nano (mas taí uma história interessante). Se você não terminar você não terminou. Você pode tentar ano que vem ou continuar escrevendo um pouco por dia.
Ninguém além de você tem acesso a sua história escrita, então não precisa ter vergonha.

O objetivo do Nano é "forçar" você a criar um hábito de escrever todos os dias, um hábito muito comum em vários escritores. Apesar de ter sido criado para os estados unidos hoje em dia muitos países participam.

Meu conselho: vá com calma. Você pode tentar dar uma planejada antes ou ir na raça, sentando na frente do computador e ver no que dá. Veja alguns vídeos sobre escrever ou estruturar um livro e faça o seu melhor!

A coisa que você precisa evitar AO MÁXIMO: editar enquanto escreve. Você percebeu que colocou o nome errado, uma frase errada ou matou o personagem que tá vivo agora? Adicione uma nota mental e siga. Se você ficar editando tudo você nunca vai conseguir terminar. Primeiros rascunhos são todos ruins.

Pode me adicionar como Writing Buddy (tipo um migo). Espero vocês no NaNo! Pretendo fazer uns posts semanais com o andamento do meu progresso (talvez eu esteja me desesperando. talvez eu tome muito café. veremos).

Vejo vocês do outro lado.

PS: O Scrivener tem uma versão grátis para o Nano, que é válida até 7 de Dezembro. Pode baixar aqui.

Postar um comentário

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.