24.4.17

Um ban de compras - O começo

Pode ser que eu me arrependa muito de tudo isso? Pode sim. Ainda assim, como muitas pessoas andam me falando, o não a gente já tem. É incrível a quantidade de coisas que a gente SABE, mas que não consegue realmente por em prática.

Eu resolvi ficar 6 meses em um shopping ban. Eu já estava adotando um estilo de vida minimalista fazia um pouco mais de um mês, no qual eu já reduzi muito minhas compras. Posso dizer que gostei do resultado até agora. Então resolvi fazer isso, não só pra economizar dinheiro, mas para ter uma consciência maior de tudo que eu compro e consumo.

Eu tentei fazer isso outras vezes, mas não me planejei e entrei com a mentalidade de "não posso comprar NADA". E é claro que falhei. O fato é: tem coisas que eu uso todo o dia e que eu preciso. Tipo sabonete, shampoo, condicionador e até hidratante. Ou remédios, terapia e pilates. Eu acabava pensando "já gastei nisso, agora já era". Mas se eu preciso (shampoo) ou gosto muito (terapia e pilates) acho que entram como essenciais na sua vida.

Começar um "ban" é entender que tem coisas que você precisa e elas não vão ser iguais das outras pessoas. Se uma moça usa absorventes eles vão ser essenciais e precisam ser comprados todos os meses. Eu uso coletor e não preciso trocar por algum tempo, mas deixei nos essenciais caso dê uma zica e eu precise trocar antes.

Estou me baseando em vários textos e coisas que ouvi e li, mas recomendo o blog da Cait Flanders para leitura. E muitos outros também! Existem alguns passos que ela recomenda e eu resolvi seguir alguns. Eu já tinha feito um desapego gigante, aliás até abri minha lojinha no enjoei. Não fiz uma lista de tudo que eu tinha (eu tenho uma lista de livros não lidos, que me dá um pouco de vergonha para ser sincera).

Então o próximo passo foi fazer as listas de coisas essenciais (que você precisa comprar), coisas não essenciais (coisas que você gosta/quer, mas não necessariamente são essenciais) e compras permitidas.

Essa ultima lista é a que mais me preocupa, pois eu fico com medo de perder o controle, por isso tentei ser o mais especifica possível nela. Não adicionei os livros que já comprei em pré-venda pois o ato de comprar já foi feito, mas não pretendo comprar nada em pré-venda.

Lista dos Essenciais:
- Shampoo/Condicionador/No Poo
- Hidratante corporal
- Protetor Labial
- Hidratante do Rosto
- Protetor Solar
- Coletor Menstrual
- Remédios no geral
- Terapia
- Pilates
- Florais

Lista dos Não Essenciais:
- Livros
- Roupas
- Sapatos
- Maquiagem
- Acessórios
- Revistas
- Coisas de papelaria
- Esmaltes
- Idas ao salão
- Dermocosméticos não prescritos
- Coisas de decoração

Lista de Compras Aprovadas:
- HQ Volume 2 do Sandman
- Os três livros da Elena Ferrante restantes da série napolitana (apenas quando for ler de uma vez)
- Legging de boa qualidade ou uma calça preta justa
- Squeeze de água de boa qualidade
- Caderno de Bullet Journal, caso o meu termine
- Casaco de frio
- Escova da Clinique para repor
- Presente para meu pai (aniversário)
- Presente para meu pai (dia dos pais)
- Presente para meu namorado (dia dos namorados)
- Presente para meu namorado (5 anos de namoro)
- Presente para meu irmão (aniversário)
- Presente para minha mãe (dia das mães)
- Presente Aline

Não coloquei coisas como sair com o namorado e amigos pois já somos bem econômicos (leia-se sem dinheiro). Fora que sinto que esses momentos são tão legais e trazem tantas coisas boas sem ser necessário gastar, que acho que podem passar. Ou também idas ao cinema e tomar café. Enquanto isso não é necessário, um capuccino uma vez por mês enquanto leio um livro me trás tanta felicidade que acho que vale a pena "quebrar".

Das minhas listas de compra aprovada, metade são presentes específicos. Depois tentei ser mais enxuta possível, mesmo achando que ainda é muita coisa. Minha estratégia é só comprar as coisas depois de ter certeza que eu realmente quero/preciso e postergar a compra o máximo possível.

Também pretendo anotar tudo que eu gasto, por menor que seja. Acho que ter esse hábito é um bom diferencial para você realmente ter noção do que você consumiu e quanto você gastou.

Queria também fazer um resumo mês a mês, falando o que eu sinto, se foi fácil, difícil, tenso, o que eu quis comprar, o que eu não quis, etc.

Pretendo fazer o desafio de 01/05/2017 até 01/11/2017. São seis meses aonde eu tentei ver tudo o que eu precisaria comprar e colocar na listinha acima.

Essa é a hora que eu respiro fundo e penso quinze vezes antes de começar (só enquanto eu escrevia o post eu pensei em mudar minhas listas e até a quantidade de tempo necessária). Mas uma hora a gente começa.

Links legais:
- Blog da Cait Flanders: tem um guia muito bacana de como começar.
- Blog Meu Diário Minimalista: ela também tem um "jejum de compras" bem legal!
- Blog Living Slow: fala sobre consumismo e moda sustentável

Postar um comentário

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.