9.1.17

Metas de Leitura 2017

Me sinto muito séria colocando essas metas. Eu nem sei se vou cumprir metade, mas acho que sem colocar um parâmetro não dá pra saber se cumprimos as coisas né?


1. Numeros

Eu sou meio contra colocar números de livros para ler. Ser contra não é a palavra certa. Eu só não gosto. E ainda assim, todo ano eu percebo que tenho uma meta na minha cabeça. Ano passado foi 60 livros e eu consegui por pouco. Esse ano estou aumentando para 70. Dá uns 6 livros por mês. Vamos nessa.


2. Clássicos

Eu queria ler mais clássicos só para entender o hype. Ano passado li Orgulho e Preconceito e gostei muito. Quero ler mais alguns da Jane Austen e outros.
Na lista: O Apanhador no Campo de Centeio, Ana Karenina, Virgina Woolf, Saramago, Gabriel Garcia Marques e os brasileiros.




3. Autores diversos

Queria ler mais fora do eixo Estados Unidos - Inglaterra. Comecei a ler um livro da Elena Ferrante que é italiana e nem sei explicar o amor gente. De verdade. Talvez só quem tem família italiana vai entender o amor de se ver retratada de uma forma tão "crua". Também quero ler livros daqui da América latina e mais livros nacionais.

4. Reler Harry Potter

Yes.
Harry Potter sempre me leva embora para uma época mais legal e linda: da literatura e da minha vida. E sinto que quero voltar a ler mais uma vez e me jogar de cabeça.



5. Comprar Menos Livros

Esse ano eu dei #ALOKA dos livros e comprei muita coisa. Ou seja, tenho livro pra ler esse ano inteiro quase aqui parado. Não que eu vá parar de comprar livros. Eu me conheço o suficiente para saber que não sou tão controlada assim. Comprei alguns livros em pré-venda (desses que eu quero MUITO) e isso vai diminuir o impulso, acho.
Mas eu sinto que comprei muitos livros por impulso e isso acaba me deixando meio triste, já que esse ano o Kindle ficou abandonado.



6. Ler um livrinho em francês

Eu só fiz um módulo de francês e já quero entrar de cabeça. Quero muito comprar a edição francesa de harry potter e estou me segurando porquê A) é muito cara B) eu pressinto que não vou entender nada. Então eu decidi que vai ser melhor segurar as pontas no Harry Potter.
Mas eu ganhei no curso um mini-livro bonitinho e infantil para começar. Quero terminá-lo e entender. O que é pedir muito.



7. Livros sobre a escrita

Quando eu fiz o Nano no ano passado, eu jurei que nunca abandonaria meu bebê lindo. Porém dezembro passou e eu sentei para escrever por apenas um dia. Ou seja, o livro está abandonado. Só que essa meta não é de escrever, é de ler. E eu quero ler mais livros sobre a escrita.
Depois de ler alguns livros, eu percebi, nos livros que eu leio, problemas que eu não encontraria se eu não tivesse lido. Eu vejo autores escrevendo frases estranhas ou enredos mal construídos e a preguiça de mostrar e não contar. Por isso quero continuar nesses livros e usar esse conhecimento para escrever e resenhar melhor.
Alguns livros que eu quero ler: Para ler como um escritor, da Francine Prose, Story do Robert McKee, A jornada do escritor, do Christopher Vogler, A Arte de Escrever bem e Escrever melhor, ambos do Dad Squarisi e Arlete Salvador.



8. Revisar meu sistema de estrelas

Se tem uma coisa que percebi foi que meu sistema de resenha era bem inconsistente. Na minha cabeça dava certo, mas olhando para trás me parece que eu jogava as estrelas ao vento e o que caísse, caiu. Por isso eu pensei um pouco e resolvi repensar no sistema.

★☆☆☆☆: Livro péssimo, que eu não gostei de nada, que tem problemas de escrita, com personagens ruins.
★★☆☆☆: Livro ok, que eu gostei bem pouco, que tem problemas de escrita e personagens ruins, mas que ainda tem salvação.
★★★☆☆: Livro bom. Não é ruim, mas não é incrível. É aquele livro mé. Não é tão problemático quanto dois, mas eu não gostei tanto quanto o quatro.
★★★★☆: Livro muito bom, gostei muito do livro e foi quase perfeito, ficou faltando muito pouco para surgir o amor. Ou seja, livros muito bons, mas que por alguma razão eu não amei.
★★★★★: Livro perfeito. Eu amei o livro, vou ficar pensando sobre ele por muito tempo e também está escrito de uma maneira perfeita.


Vamos ver se consigo manter isso.


9.Melhorar minhas resenhas

Como eu disse, li muitos livros sobre a escrita. Eu também revisei o sistema de estrelas. E enquanto eu revia isso, pensei em como minhas resenhas eram extremamente rasas, com muitas opiniões estranhas e jogadas, então eu resolvi que quero mudar isso a partir das resenhas feitas em Janeiro/2017. Pretendo colocar minhas resenhas no goodreads e no skoob.
Para isso quero manter meio que um roteiro, assim dá para manter um padrão. Pretendo abordar:
- Um pouco sobre a história, enredos e pontos de vista
- Alguns pontos positivos/negativos
- Personagens
- Minha opinião geral sobre o livro

Novamente, não sei se vai dar certo, vamos rezar.




E vocês? Tem metas relacionadas com livros?

2 comentários

  1. 6 livros por mês? É uma grande meta, quase dois livros por semana.. É engraçado pensar que até ano passado eu era uma leitora assídua de biblioteca e conseguia bater esse número sem esforço. Vou me desafiar a isso também. haha'
    Gostei das suas metas, percebi que você tem um desejo gande de se auto aperfeiçoar. Isso é legal, preciso trabalhar nesses pontos também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tem alguns livros menores e HQ's na lista das coisas que eu quero ler, então acho que consigo. Mas não é o fim do mundo também se eu não conseguir.
      Refleti um pouco e estou focando nisso esse ano e já que as leituras são uma parte gigante da minha vida, acho que precisam estar presentes!
      Depois me conta suas metas (se você tiver!)

      Excluir

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.