Também me encontrei num "problema" aonde eu comecei uns 5 livros (de verdade), mas não consegui continuar a ler e desistia nos primeiros capítulos. Não que os livros sejam ruins. Bem pelo contrário, são livros que eu queria ler, mas não consegui me conectar. Fazer o que. Vamos aos livros:
O Rouxinol | Kirstin Hannah | PT | ★★★★☆
Comecei novamente lendo ficção histórica. Acho que está sendo bem legal explorar esse gênero que eu desconhecia e agora não consigo parar de ler. A história se passa na segunda guerra mundial e conta a história de duas irmãs e como elas sobrevivem a guerra. Achei interessante que o livro não mostra batalhas sangrentas, mas mostra um pouco como as pessoas resistiram como puderam quando a frança foi tomada pelos nazistas. Eu me lembro que o tópico da segunda guerra foi bem mal explicado na minha escola e eu já quero pegar um livro de história pra ler tudo direitinho.
A Court of Mist and Fury | Sarah J Maas | EN | ★★★★★
Quando eu li o primeiro livro da (?) trilogia ano passado eu gostei, mas não a ponto de correr para ler quando esse lançou. Acabou que comecei a ver muita gente indicando e lendo pelo tumblr e youtube e minha curiosidade atiçou. Enquanto no primeiro livro a protagonista Feyre era bem bobinha e apaixonada, fazendo tudo por um amor, nesse ela cresceu, tomando decisões sozinha e chutando bundas. Curti muito o romance e as partes mais adultas do livro. Gostei de como a personagem foi obrigada a fazer coisas ruins no primeiro livro e não simplesmente esqueceu tudo e seguiu com a vida, como acontece bastante em outros livros. Ela tem que conviver com os pesadelos que aquilo trouxe a ela. Enfim, curti muito o livro. E posso dizer que dessa vez eu espero muito pelo terceiro.
Seconds | Bryan Lee O'Malley | EN | ★★★★☆
Seconds é uma HQ muito fofinha pelo mesmo criador de Scott Pilgrim (gosto muito!). Eu adoro o traço desse autor e a história também é muito legal. Ele brinca com aquela ideia de "se eu pudesse arrumar um erro" e como isso nem sempre dá certo. Me identifiquei muito com a Katie, cheia de ansiedades tentando deixar tudo perfeito (e quase sempre ferrando tudo) e que tem o sonho de ter um restaurante (eu sonho em ter um café bonitinho). Gosto da parte "sobrenatural" do quadrinho e do traço bem característico desse autor. Acabei fazendo a compra por impulso na geek (uma loja da cultura) e não me arrependi (mas meu cartão de crédito sim).
Alucinadamente Feliz | Jenny Lawson | PT | ★★★★☆
Primeiro. Olha a capa desse livro. Segundo. Esse livro é muito engraçado. Tipo de começar a rir alto no meio do metro imaginando um gato com um sininho de natal pendurado no rabo. É um livro bem estranho porque muitas vezes você se pergunta: Será que eu poderia estar rindo disso? Isso faz de mim uma pessoa ruim? A resposta deve ser que provavelmente não e que provavelmente sim, respectivamente. Enfim. vamos ler esse livro que é demais minha gente. Só não levou 5 estrelas porque eu me senti meio cansada e não consegui ler continuamente, precisei dar um tempo, ler outros e depois voltar pra ele (o que não tem problema porque cada capítulo é independente). A Jenny é meio louca (na verdade bem louca. clinicamente louca) e as histórias dela e da família são demais. Vou procurar os outros livros dela pra ler um pouco mais sobre isso, e dar umas risadas.
Eu normalmente tenho problemas com livros que querem ser diferentões. Tipo projeto de escrita criativa que normalmente da errado. Esse não foi o caso. O livro não tem uma narrativa normal e é contado todo por documentos. Ou seja, TUDO é contado por conversas de chat, fichas de avaliação psicológica, imagens, reports militares. É bem diferente de tudo que eu já li, mas eu amei. A história é de uma menina que termina com o namorado e mais tarde no mesmo dia o planeta aonde eles vivem (adoro plots no espaço!) é atacado numa "guerra" entre duas corporações. Achei a premissa meio boba o começo, mas depois de ler (com atenção, senão é muito fácil se perder em tudo) eu amei. Eu li o ebook e depois comprei a versão física e acho que é muito melhor. No ebook você perde MUITO, infelizmente.
O Nome do Vento | Patrick Rothfuss | PT | ★★★★★
Apesar de amar o gênero fantasia eu normalmente fico com um pé atrás quando se trata de fantasia épica. Geralmente a escrita é muito prolixa, cheia de canções sem pé nem cabeça, personagens que são apresentados, contam toda a história deles e eles morrem e nunca mais nem aparecem. (cof cof Tolkien e Martin, looking at you). Esse livro foi uma surpresa bem positiva. A narrativa é gostosa, as coisas fazem sentido, os personagens tem profundidade. A história segue duas linhas do tempo, presente e passado. A história segue o Kvothe contando- no presente, para o cronista- , sua própria história de vida (no passado, dãr) as pessoas que conheceu e as coisas que aconteceram. A família dele é morta por um grupo #domal, e ele segue para a universidade de magia, tentando aprender um pouco mais sobre esse grupo e como derrotá-los. Eu gostei muito da escrita desse livro. A prosa é bonita e tudo flui bonitinho. Talvez eu possa dizer que seja o melhor livro que eu li esse ano até agora. Já começarei a ler o segundo.
A Maldição do Vencedor | Marie Rutkoski | PT | ★★☆☆☆
Eu comprei esse livro por impulso numa ida à livraria do shopping. A história segue uma moça, Kestrel, que vive num império que adora sair por ai conquistando a terra dos outros. Ela não quer se alistar ao exército e nem se casar (mas ela precisa escolher um dos dois. regras.). Ela está passeando pela cidade e compra um escravo que chama a atenção dela porquê sabe cantar e parece ~misterioso~. E eles se apaixonam. Mais ou menos. Achei a premissa legal, mas a história em si foi bem fraca. Os parágrafos são muito curtos, parece que é tudo meio jogado, o que me fez achar a relação entre os dois protagonistas meio away. (O que pode ter sido culpa da tradução). A história em si focou muito no romance e de menos nas outras partes, que são muito interessantes. No geral foi um livro bem fraco. Mas tenho que dizer que acabei me atraindo pela história e fiquei interessada em ler o próximo.
The Winner's Crime | Marie Rutkoski | EN | ★★★★★
Quando eu li esse livro (continuação do outro) fiquei pensando: Foi a mesma pessoa que escreveu isso?? Achei fenomenal. Agora as coisas mudaram devido as acontecimentos do ultimo livro e a personagem principal está bem mais estrategista, calculando todos os seus movimentos pra jogar suas cartas. A escrita melhorou mil vezes (mas como eu li em inglês estou desconfiada da tradução). As coisas são mais bem explicadas, os personagens me parecem bem mais reais e a relação deles é mais natural, não parecendo mais forçada. Ainda acho que os personagens secundários não recebem muita atenção (que se recebessem poderiam trazer coisas muito positivas à história). Mas no geral sinto que foi uma ótima sequencia pra um livro bem bobinho de romance.
The Winner's Kiss | Marie Rutkoski | EN | ★★★★☆
Já que gostei muito do segundo livro, entrei na vibe para ler o terceiro e não me arrependi. Tem apenas um ponto meio clichê desse livro que eu não curto (e que me deu bastante raiva, mas é algo que eu pessoalmente não curto muito). Mas foi meio que superável e eu ignorei. A narrativa fica mais fluida ainda, a escrita continuou melhorando, assim como o desenvolvimento dos personagens. As cenas de estratégia não desapontam e acabei amando a Kestrel e o Arin. Lovely. Não me arrependi de ler a trilogia toda e adorei, mesmo não sendo algo que eu costumo ler (romance) eu fiquei feliz com a história.
No final acabou sendo 3 livros por mês a média (sou de exatas, adoro estatísticas). Não sei direito como vou fazer os próximos meses (já que esta 2-2-3). Alguma sugestão?
Um comentário
Mulher, QUANTO LIVRO! Seca teve por aqui, que passei praticamente dois meses lendo Jane Eyre :( Agora não sei o que ler, e acho que vou roubar algumas coisas da sua lista. Também adoro ficção histórica, especialmente se tiver Segunda Guerra no meio <3 bom ver que parece que as últimas leituras foram todas legais! :D
ResponderExcluir