20.1.16

previously on 2015


Eu curto bastante fazer um vale a pena ver de novo e ver meus livros preferidos do ano que passou. Anoto todos os livros que eu leio + o mês do ano no meu bullet journal, se eu quero comprar ou se eu tenho. É um bom controle para saber das leituras (e é mais fácil do que o skoob e goodreads). Eu tenho a maioria dos livros que eu mais gostei (os outros li no kindle), mas pretendo comprar todos os físicos também. 

Em 2015 li 60 livros (certinho!), sem contar os da faculdade porquê eu não conto livros que eu não queria ler. O gênero dominante provavelmente foi fantasia, que é o meu gênero preferido. Eu tentei cumprir o desafio literário, mas falhei miseravelmente porquê não achei muitos livros que se encaixassem então deixei quieto. 

Throne of Glass é um pouco roubado porquê eu estou falando da série inteira (li todos os lançados aka 5) e não de um livro só. Começou bem mais ou menos, achei meio bobo, muito romântico e terminou TOP. Adoro livros de fantasia e adorei o mundo que a autoria criou, a maneira como ela dá nó nas pontas soltas de história a cada livro e gosto bastante de todos os personagens. 

Já mais para o lado cult/clássico, o livro O sol é para todos, conquistou meu coração. Eu sempre quis ler, mas antes de relançarem só era possível achar em sebos e nada por menos de 150 reais. Eu até tenho o livro em inglês, mas o vocabulário é bem especifico, então nunca consegui ler direito até ser lançado em português. Achei a Scout uma fofa e achei bem interessante ver um olhar 'inocente' e infantil sobre o racismo numa época onde isso era uma coisa normal e esperada. 

Outro livro que eu amei e é biográfico (genero que eu normalmente não curto muito) foi A Arte de Pedir da Amanda linda Palmer. Nem sei quanto tempo faz que eu sou gamada nessa moça linda (desde dresden dolls? antes?). O livro conta bastante da história dela de um jeito muito leve e engraçado e tem um ensinamento: pedir ajuda é permitido.

Uma Chama Entre as Cinzas da Sabaa Tahir é outro YA de fantasia que gostei muito. Tem uma sociedade meio distópica meio greco-romana, bem pouco de romance e aqueles vilões que são vilões de verdade. Gostei bastante da narrativa, que é alternada entre os dois personagens principais, o que normalmente não me agrada porquê os autores quase nunca conseguem dar um tom diferente para cada um. Quero o segundo já.

The Raven Boys merece um troféu de ouro. Definitivamente a melhor série do ano e provavelmente que eu já li na vida, virou um dos meus livros favoritos e eu não aguento mais esperar pela conclusão da série The Raven King (e ao mesmo tempo não quero porquê tudo acaba e o gansey morre. #RIPGansey2016). Leia a sinopse que a autora escreveu e vai na fé amiga.

Outra série que eu quero muito ler o ultimo livro é Fúria Vermelha do Pierce (lindo) Brown. Acho que foi o primeiro livro que eu li em 2015 e logo fui procurar o segundo para ler. Ai terminei de ler o segundo numa madrugada e fiquei de boca aberta com o final. 

Quando eu procurei As Estranhas e Belas Magoas de Ava Lavender para baixar foi meio que só por ler, porquê já tinha visto a capa e achado bonita e "porquê não?". Eu não sei nem como descrever o livro. O título é o suficiente. É estranho, belo e triste. Terminei de ler e fiquei deitada na cama ouvindo música triste pelo resto do dia. 

Six Of Crows foi um livro que eu fiquei esperando desde sempre. A autora é a mesma da trilogia grisha, que eu li e adorei. No facebook ela começou a postar uns teasers dessa série e eu acompanhei desde o começo. Quando lançou eu não me decepcionei. A história é cheia de aventura e personagens lindos e tem aquele ar de 'mistério', ou melhor, de 'plano', quando precisam fazer um plano infalível para completar uma missão e até quando coisas dão errado você descobre que era parte do plano. 

Os dois próximos livros são meio tensos. Tanto Norwegian Wood quanto All the bright places são livros sobre depressão e suicidio. Enquanto no livro do Murakami a história foca mais no personagem principal, rodeado por pessoas suicidas e como ele vive com isso o da Jennifer Niven é um pouco mais leve, mas me fez chorar muito, seguindo um casal que se encontra por acaso, uma menina que perdeu a irmã e um menino que sempre foi um pouco depressivo. 

O ultimo da lista, mas que eu também amei foi A Darker Shade of Magic cheio de magia, londres(ses?), ladras carismáticas, magos carismáticos, príncipes carismáticos e zero romance (apesar que o tumblr já shippa casais inexistentes). Para variar, quero a continuação e também quero o livro físico. 

Postar um comentário

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.