25.3.17

Done is better than perfect


Faz pouco tempo que comecei a escrever um pouco por dia em um caderninho. Um diário talvez? Na verdade eu não registro (não sempre) o que aconteceu naquele dia ou naquela semana. São mais como registros de pensamentos, tentando entender o que acontece na minha mente, tentando desembaralhar as linhas que estão enroscadas dentro da minha cabeça.




Acho que é um exercício que recomendo a todos. Você consegue se conhecer um pouco melhor, eu acho. Apenas sente, pegue um caderno, uma caneta ou lápis e coloque as palavras no papel. Não precisam fazer sentido: só você vai ler aquilo. Não precisar me preocupar com concordância entre as frases, se tudo aquilo está fazendo sentido ou não, é libertador.





Num desses dias, eu me peguei pensando o quão perfeccionista eu sou e o quão eu deixo isso arruinar minha vida. Talvez arruinar seja dramático demais, mas pensando em tudo que eu já abandonei, em como eu me preocupo com todos os detalhes, em como eu estou constantemente me comparando com os demais, mesmo que não seja uma competição.

Eu sempre abandono coisas em que eu não sou a melhor. Abandonei violão, karatê, pintura, lettering e até mesmo a fotografia que eu tanto amo. É difícil para mim ver as outras pessoas e pensar "eu queria ser tão boa assim". Para muitos isso é um incentivo para aprender, continuar e persistir. Para mim é um abismo imenso, me lembrando o que eu não sou e que talvez eu nunca seja.

A possibilidade de nunca ser aquilo é assustadora.





Até agora é uma coisa que eu fiz quase inconscientemente. Eu desisto e evito pensar no porquê. Isso é algo que eu sempre fiz também. Evitar meus próprios pensamentos.

É mais fácil e menos doloroso simplesmente viver.






Só que eu estou tentando mudar. Recentemente conheci um canal de youtube de uma moça, que comenta sobre seus projetos e muitas coisas da vida, como produtividade, inspiração, pensar nos seus sonhos, suas metas.

Eu percebi que eu evito pensar no futuro. Evito pensar "eu quero abrir um restaurante" porquê eu sei que ele pode não dar certo e pode ser trabalhoso e eu posso me machucar.

É mais fácil e menos doloroso continuar onde eu estou.






Mas no final, feito é melhor do que perfeito. E eu estou presa aqui, com medo de seguir em frente. Só que eu não quero mais isso. E uma decisão é o primeiro passo, eu acredito.

Então eu tomei a decisão de tentar. É mais complicado do que parece. E ainda assim, eu estou tentando. Meu quarto está mais arrumado do que já esteve em 23 anos e eu estou conseguindo mantê-lo assim já fazem algumas semanas.

Eu começo a pensar nos projetos como coisas reais, palpáveis. Eu ainda tenho palpitações no coração de pensar no futuro, minha ansiedade me remoendo. E ainda assim, eu me sinto mais feliz, mais em controle da minha própria vida. É um sentimento estranho para mim.

Mas é mais fácil e menos doloroso do que continuar como estava.

3 comentários

  1. Talvez eu esteja um pouco assustada em conhecer o blog de uma pessoa que parece ser muito parecida comigo e tenha o mesmo nome que eu kkk
    Eu comecei a fazer um journal, mais pra registrar algumas coisas da minha vida, porque percebi que não tinha registro de nada. Bom, pelo menos de nada que eu considerasse significativo.
    Eu também comecei a escrever coisas aleatórios em um caderninho, que eu chamo de caderno de ideias. Eu só jogo a informação lá.
    Eu nunca pensei em mim como perfeccionista, mas sou um pouco chata com algumas coisas. Eu já larguei várias coisas pela metade, mas não acho que tenha muito a ver com ser perfeccionista. As vezes, eu só quero provar pra mim mesma que sou minimamente capaz de fazer alguma coisa. Tipo nadar. Eu entrei na natação e saí logo depois que vi que já era capaz de bater as pernas sem dobrar os joelhos.
    Eu também tentei organizar meu quarto há pouco tempo (algo relacionado à lagartixas, muito confuso e trágico). Estou conseguindo manter organizada (pelo menos a parte interna dos armários).
    Gostei muito dessa foto do carrossel. Eu queria um carrossel desses, mas a última vez que vi eu era estagiária em uma empresa e não tinha dinheiros pra comprar (trágico). Depois disso, nunca mais vi.
    Beijos (e foi um prazer conhecer alguém que parece tanto comigo, mesmo sendo assustador).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe adoro essas coisas que a internet proporciona!
      Esse exercicio tem sido a melhor coisa pra mim! Consigo organizar os pensamentos e sentimentos bem mais facilmente.
      Eu adoro coisas organizadas mas odeio arrumar. De um tempo para cá estou melhorando em manter organizado para não ter que organizar de novo hahaha
      Um prazer te conhecer também moça! <3

      Excluir
  2. Chocada que as duas Natalias mais legais do meu blogroll não se conheciam EHEHEH
    adorei as suas fotos, eu também guardo linhas de bordado numa lata de biscoitos (inclusive AMOSTRE OS BORDADOS, MENINA)! E seu post é real demais, a ponto de incomodar. Sofro tanto com esse negócio de me perder nas ansiedades e no perfeccionismo pra evitar que tudo vá ladeira abaixo, que no final das contas, nada sai. Os bordados, as fotos, os posts, os textos, o caderninho de organizacao, os projetos, a coisa toda, e só sobra a ansiedade. Essa é uma coisa que eu devia tatuar na mão pra ler toda hora: feito é melhor que perfeito
    :***

    ResponderExcluir

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.