3.2.15

Reading reactions: Estilhaça-me

Comecei a ler um livro bastante... chato (é, vamos com chato para não ficar feio). O problema de ler (apesar de amar) é que as reações são quase sempre só suas e se você não conhece ninguém que leu/está lendo o mesmo livro, provavelmente você nunca vai ter com quem falar sobre suas reações. Mas né, o tumblr está aí pra isso. Goodreads e as resenhas também. E como eu queria começar a resenhar livros, pensei em como eu deveria tirar notas.

Nessa linha de pensamento + o livro da vez sendo o que é. Resolvi fazer um pequeno post com meus pensamentos sobre o livro.

Aviso básico: tem SPOILERS ok?

Ah... A capa tem uma moça estilo contos safados de banca de jornal. GREAT. Ainda bem que tem a jacket. Mais uma "distopia" com moça protagonista e um possível triangulo amoroso. Confesso que não sei muito sobre o livro antes de começar. (low expectation: check)



Ok, ela não pode tocar as pessoas porque coisas ruins acontecem. Ela acha que é um monstro. Os pais foram malvados. Sociedade foi malvada. Talvez ela estivesse melhor morta. Eu entendi, não precisa repetir esses pontos em todos os capitulos ok? Ok.



Alias o que são esses riscados pra tudo quanto é canto? GENTE PARA COM ISSO AGORA. Parou de ser diferente/legal faz uns quinze capítulos. E pra quê tanta metáfora? Não tá mais fazendo sentido isso ai... Aula de escrita criativa gone wrong.
Se você quer escrever tanta metáfora publique um Quote Book.
E de novo os riscados no meio do texto.
Qual a necessidade de ficar repetindo repetindo repetindo as palavras galera? Eu sei ler. Juro que eu sei. 


Porque o cara mal é tão caricaturado? Dad issues + ninguém sabe quem é a mãe (provavelmente ela aparece mais pra frente na série) + você é minha propriedade. Sério, como um cara que controla todas essas pessoas não tem mais o que fazer do que ficar o dia todo conversando com a menina problema...
E o guarda que toma banho com ela e NINGUÉM nota?! TIPO? Ele estava de roupa! Ela seca por mágica? Ninguém mais percebe que ele entra muito no quarto dela sem motivos aparentes? E se o cara mal entra no quarto?
Moça se primeiro você quer morrer, acha que o mundo vai estar melhor sem você, depois em cada situação que você está em perigo você reza pela sua vida preparada para pedir clemência?



Não pode ser que eu seja a única que acha que esse livro tá uma BOSTA? (vai no goodreads e vê os reviews positivos e -alguns negativos-. e a nota é mais que 4)


Pois é Tom. Pois é.
Continuando. Mais da metade do livro e a história é basicamente: Menina perigosa no hospício. Menina perigosa no prédio do exército (?). Guarda é ex-amigo dela. Stereotype-Bad-Guy controla tudo. Os dois acham que ela é propriedade deles.
Sério. De verdade. WTF sexism.
Eles finalmente fugiram (ela e o guarda)! As cenas de fuga não são tão chatas, principalmente porque: a) coisas acontecem b) as cenas são DESCRITAS e não prosadas pra ficar bonitinho mesmo que não faça sentido c) ela não pensa. UFA.
o nível de riscos baixou consideravelmente.


Aí a autora diz que os soldados são rastreados pelo sangue. Parece promissor. Mas só pra falar que ele não tem mais isso. Enquanto eles fogem num "surpreendente discreto" (direct quote!) TANQUE DE GUERRA. pois é. discretamente fugindo no meu tanque. nothing to see here.
eles encontram o irmão pequeno do Adam. Ok. Ele parece o único personagem legal desse livro. Pegação sendo interrompida pelo irmão pequeno. Quem nunca.


Aí o amigo-soldado encontra eles de algum jeito X. Todo machucado. OBVSLY a trap. Pensamento lógico: vamos confiar nele. Apesar de ele ficar cantando ela a cada segundo ele parece um personagem legal também. 
Vão fugir e óbvio que o cara ruim está atrás deles. Ele captura o cara bom e a menina pode tocar os dois. Só os dois, no mundo. Provavelmente isso vai virar um triangulo amoroso pra frente. Certeza.
Ele começa a agarrar ela e ela atira ele. Ai eles vão fugir e encontram um carro no meio do nada, numa área que todos são pobres, ninguém tem carro. Melhor? O carro tem comida, gasolina, está destrancado. Parece verídico.


Então eles chegam no lugar seguro do amigo do soldado. E é tipo uma Escola para Mutantes do Professor Xavier (hahaha, viu o que eu fiz? também posso escrever um livro), aonde tem alguns igual a ela (tipo o amigo do soldado - amei ele de verdade?). E eles dão um fucking traje pra ela, colado, com luvas.

Basicamente a história da Vampira do X-Men.

E acabou. Sério. Essa foi a história inteira. O pior não foi a escrita irritante (que deu uma melhorada no final do livro), não foram os riscados no texto, não foram os personagens rasos e chatos e contraditórios. Foi a falta de uma história e um enredo razoáveis. Não preciso dizer que acabou pra mim aqui.

Postar um comentário

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.