19.4.18

Pale blue dot


Olhe novamente para aquele ponto. É aqui. É o nosso lar. Somos nós. Nesse pequeno ponto, todos que você ama, todos que você conhece, todos de quem você já ouviu falar, todos os seres humanos que já existiram, viveram suas vidas. A massa de nossa felicidade e sofrimento, milhares de religiões confiantes, ideologias e doutrinas econômicas, todo caçador e explorador, todo herói e covarde, todo criador e destruidor de civilizações, todo rei e camponês, todo casal jovem apaixonado, toda mãe e pai, criança esperançosa, inventor e explorador, todo professor de moral, todo politico corrupto, todo superstar, todo líder supremo, todo santo e pecador na história da nossa espécia viveu aqui, em um grão de poeira suspenso em um raio de sol.

A Terra é um pequeno palco numa vasta arena cósmica. Pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, em sua glória e triunfo, eles pudessem se tornar mestres momentâneos de uma fração de um ponto. Pense nas crueldades infinitas visitadas pelos habitantes de um canto desse pixel sobre os habitantes dificilmente distinguíveis de algum outro canto, quão frequente seus desentendimentos, quão ansiosos estão para matar um ao outro, quão fervoroso é o seu ódio.

Nossas posturas, nosso delírio de auto-importância, a ilusão de que temos alguma posição privilegiada no universo, são desafiadas por esse ponto de luz pálida. Nosso planeta é uma mancha solitária na grande escuridão cósmica. Na nossa escuridão, nessa vastidão, não há uma pista que a ajuda virá de outro lugar, para salvarmos de nós mesmos.

A Terra é o único mundo conhecido até agora a abrigar vida. Não há nenhum outro lugar, pelo menos no futuro próximo, onde nossa espécie pode migrar. Visitar, sim. Estabelecer, não ainda. Gostando ou não, por enquanto a Terra é onde estamos.

Alguns dizem que a astronomia é uma experiência de humildade e construção de caráter. Não há uma melhor maneira de demonstrar a loucura dos conceitos humanos do que essa distante imagem do nosso minusculo mundo. Para mim, isso ressalta nossa responsabilidade para sermos mais gentis uns com os outros, preservar e adorar o ponto azul pálido, o único lar que iremos conhecer.

Carl Sagan
-

Novamente tentei dar uma de tradutora, o que não foi fácil. O texto original e a imagem são daqui. As vezes, quando eu quero colocar meus problemas em perspectiva, eu olho essa imagem.

Postar um comentário

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.