18.2.18

Lidos: Janeiro (2018)

Era para ter postado isso no começo do mês. Mas as vezes a vida acontece e acaba jogando seus planos pro ar. Não tem nada o que fazer além de pegar tudo que foi derrubado e continuar de alguma forma, mesmo que estejamos atrasados.




#1 | Eleanor Oliphant está muito bem | Gail Honeyman | PT
"As pessoas não gostam desses fatos, mas não posso evitá-los. Se alguém pergunta como você está, deve dizer BEM. Não deve dizer que chorou até dormir na noite passada porque não falava com uma pessoa por dois dias consecutivos. BEM é o que você responde."
A Eleanor é uma mulher diferente, mas está completamente bem com isso, muito obrigado. Ela tem um trabalho ok, no qual não tem nenhum amigo e é alvo de piadas maldosas. Ela volta para casa nos fins de semana e enche a cara com vodka até a segunda, onde volta para o trabalho. Fala com sua mãe uma vez por semana. Tem uma planta que consegue manter viva na maior parte do tempo. Mas ela realmente não liga para nenhuma dessas coisas.
Comecei o livro no ano passado e não levei ele junto comigo de férias. Ele foi super rápido de ler: os capítulos são curtos e a escrita é bem gostosinha. O livro é escrito em primeira pessoa, então conseguimos entrar na cabeça da Eleanor, que não é exatamente normal. Ele é um livro super engraçado, até o ponto que pisa nos seus calos. É aquele tipo de humor depreciativo. Uma hora você está rindo, na outra, chorando.
É um livro honesto sobre uma mulher de 29 anos que não entende como a sociedade funciona direito, aprendendo como é fazer depilação com cera e descobrindo maquiagens. Mas é muito triste ao mesmo tempo ver os colegas dela fazendo piadas, ver a solidão, ela se "apaixonando".
Eu estava esperando um livro bem diferente e fiquei muito feliz com o que li.

#2 | Warcross | Marie Lu | EN 
"Death has a terrible habit of cutting straight through every careful line you've drawn between your present and your future."
Warcross é um jogo de realidade aumentada. Desenvolvido por Hideo Tanaka quando ele tinha 13 anos, junto com óculos, as pessoas conseguem entrar em um mundo virtual que muitas vezes interage com o mundo real. Emika Chen é uma órfã que trabalha como caçadora de recompensas, pegando pessoas na vida real que não são tão importantes para que a polícia se preocupe. Depois de descobrir uma falha no jogo e chamar atenção para si mesma, ela é contratada pelo criador do jogo para ser espiã dentro do jogo.
No geral eu gostei bastante do livro. Acho que a Marie Lu é uma ótima escritora porque ela não cria histórias preto no branco. Ninguém é completamente bom ou completamente ruim. As pessoas fazem as coisas porque acreditam que seus motivos estão certos. Achei que foi interessante ler isso num livro YA.
Só que, ainda assim, a autora não consegue fugir de alguns tropes de YA e o final me deixou meio receosa. Enquanto eu adoro ver pistas do que vai acontecer no final, tem sempre um limite para que isso se torne forçado. Odeio ver que tudo esta ligado e alguns dos meus clichês mais odiados estão no livro.



#3 | Saga: Volume 6 | Brian K. Vaughan | EN 
“...anyone who thinks one book has all the answers hasn't read enough books.”
Esse volume não foi o meu preferido.
Não que tenha sido ruim, mas Saga é uma história tão legal e acho que esse volume acabou um pouco quebrado. Alguns personagens, tipo o The Will e todo o núcleo dele estavam um pouco arrastados. Acho que com o final do ultimo volume eu só queria saber da história da Hazel, de rever os pais, da mãe do Marco... Acabou quebrando um pouco o ritmo. E esse foi um dos poucos que terminou sem um suspense muito grande. Só tenho mais um volume para ler (tem outro lançado, mas só pretendo comprar mais para frente). Fico pensando se essa história tem uma maneira certa de acabar ou se o autor vai ficar criando HQ's meio que para sempre.

#4 | Volta ao Mundo em 80 dias | Jules Verne | PT
"Palavra de honra", ruminou Passepartout, um pouco espantado no início, "conheci no Mme. Tussaud bonecos tão cheios de vida como o meu novo patrão!"
Vou ser sincera que não tinha ideia do que esperar ao ler esse livro. Eu não imaginava como ia ser a narrativa, quem iam ser os personagens, enfim, não tinha ideia. Mas a surpresa foi bem legal.
O protagonista, Phileas Fogg, é um senhor inglês muito tradicional. Tem uma maneira correta para cada coisa e a vida é feita de horários. Ele demite seu ajudante atual porque ele levou sua água de barbear numa temperatura de um grau abaixo do que ele gostaria e isso foi inaceitável. Seu novo ajudante, um francês que já viu muito da vida, quer apenas paz e sossego, e seu novo empregado vai trazer exatamente isso.
Até que, no mesmo dia desta contratação, o sr. Fogg vai ao clube e faz uma aposta de que consegue atravessar o mundo em 80 dias. Chega em casa e apressa o novo empregado para saírem na mesma noite já que a fortuna dele está em jogo. Eles passam por vários lugares, da França ao Egito, Índia e Japão.
E o livro inclui relatos e detalhes bem interessantes sobre esses lugares. A vontade que dá é de colocar tudo dentro de uma mala e viajar.
Fora que achei esse livro muito engraçado. O escritor tem uma maneira de colocar as coisas, como a situação acima, onde o empregado buscando sossego é levado as pressas para uma viagem voltando ao mundo, que é de um humor meio peculiar, mas eu adorei. O livro todo vai nessa onda de humor e eu achei que a leitura foi muito legal e bem diferente do que eu esperava. Da metade para o final eu não conseguia largar, querendo saber se o protagonista conseguiria chegar a tempo e a cada contratempo que aparecia eu sofria.
Interessada em ler outros livros do autor. Aliás descobri que ele tem uma "série" de Viagens Extraordinárias, que inclui outros livros como Viagem ao Centro da Terra, 20 mil léguas submarinas.



#5 | Card Captor Sakura Vol.1 | CLAMP | PT
Sempre quis ler Sakura - um dos meus desenhos (porque quando eu era criança falávamos desenhos e não animes) preferidos. Aliás, uma vez resolvi que eu queria ter o cabelo da Sakura. O resultado foi no mínimo, desastroso (agradeço que não existiam smartphones e câmeras digitais naquela época).
O primeiro volume sempre estava num preço absurdo, por estar esgotado em todos os lugares. Por alguma mágica, relançaram, mas apenas os 12 volumes juntos.
O primeiro volume é bem básico mesmo, as primeiras histórias, a introdução de alguns personagens (incluindo Yukito, meu amor de infância), algumas cartas Clown. Para ser sincera eu mal me lembro como a história termina, mas quero ler tudo o quanto antes.

#6 | Harry Potter and The Chamber of SecretsJ. K. Rowling | EN
It is our choices, Harry, that show what we truly are, far more than our abilities.
Não tem muito o que dizer de Harry Potter né? Sempre que a vida fica dificil eu tiro meus livros da estante. Sempre me lembro de uma época melhor da minha vida quando leio os livros. Aliás quero rever o filme também. Esse é meu volume menos-preferido dos sete. Mas também foi onde comecei minha teoria que se a Hermione fosse a escolhida ela resolveria tudo em 4 livros.



#7 | Retorno a Brideshead | Evelyn Waugh | PT
"Quando as pessoas odeiam com toda essa energia, é algo nelas mesmas que elas odeiam."
Eu assinei a TAG - um clube do livro mensal, por assim dizer, depois da indicação da Chimamanda. Era para ter cancelado no mês seguinte, mas acabei esquecendo e chegou o mais ou menos - Três Marias - da Raquel de Queiroz. Depois o de Dezembro era um dos favoritos do Gabriel Garcia Marques e acabei não cancelando, mas não consegui ler ainda. Queria muito ter a experiencia completa, de poder comentar sobre o livro com outras pessoas no mês certo e decidi que leria o de Janeiro assim que chegasse.
Primeiro: a edição é linda. Eu adoro julgar livros pela capa, mas não tem um pedaço do livro que não chame a atenção. O único ponto fraco é a tradução, que me parece meio antiga, como se tivesse sido feita nos anos 50-60, cheias de expressões que não se usa mais. E a quantidade de notas de rodapé. Acabou me distraindo um pouco. Mas fora isso, adorei o livro.
A história segue Charles Ryder, um soldado do exército na segunda guerra mundial. Um dia, quando seu pelotão está mudando de lugar, ele chega a um lugar que já foi muito importante para ele: a mansão Brideshaw. A partir dai ele relembra seus anos de juventude e tudo que se passou naquele lugar.
Achei que foi um livro incrível. Não vai ser um livro para todos, mas para mim, as descrições e a escrita do autor foram fantásticas. Faziam sentir como se estivesse no ambiente. E a história é lenta, mas me parece que está mais "por trás" do que nas páginas.. Como por exemplo o (suposto?) relacionamento entre Charles e Sebastian. Só depois de ler um comentário perguntando se eles eram gays, eu comecei a reparar em algumas coisas (como por exemplo Charles estar presente enquanto Sebastian toma banho ou os dois tomando sol pelados juntos. Ok, fui meio tapada?). De qualquer maneira, nada é explicito.
O Sebastian foi um dos meus personagens preferidos. A decadência dele é sutil e acaba desencadeando diversos eventos que também vão destruindo sua família. O Charles é apaixonado por eles: pelo estilo de vida, pelo dinheiro, pelo lugar.


2 comentários

  1. 7 livros em um mês?! Sinceramente eu te invejo, eu li um só e foi curtinho, fico muito frustrada sabe? Eu sei que cada um tem seu ritmo, que não podemos nos comparar e blablabla, mas é algo que eu gosto muito e sei que deveria me esforçar mais, mas... :/

    https://www.suspirare.com/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem interessada no livro da Eleanor Oliphant e nunca tinha ouvido falar de Saga, como pode?
    Esses livros do Jules Verne são tão falados (aqueles clássicos que todo mundo conhece pelo menos pelo nome e que já viraram até entidades, haha), mas eu ainda não li nenhum... Quero começar por Viagem ao Centro da Terra, acho, especialmente porque tenho sentimentinhos de amor pela adaptação cinematográfica bobona, haha
    E isso de "não julgar o livro pela capa" é uma questão, né. Porque tem capas TÃO desgraçadamente lindas que é muito difícil pra mim não julgar com muito amor antecipado. <3

    ResponderExcluir

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.