22.2.18

Dicas de como economizar seu dinheiro na vida adulta

Não que eu seja uma especialista no assunto de dinheiro, economias e corretoras, mas sou uma especialista em pão-dureza, o que me faz sempre pensar em maneiras de economizar meu dinheiro suado. Isso não significa que eu não gaste meu dinheiro com besteiras.


1) Taxa de banco

Essa daí me pegou por anos. Quando eu abri minha conta eu não sabia que não existia possibilidade de não pagar taxa. Depois meu banco extinguiu a conta digital e eu não consegui mudar. Depois eu descobri que existe uma modalidade chamada de "Conta Essencial". Ela é uma conta obrigatória de todos os bancos, por lei e dá direito a um cartão de débito, algumas transações e folhas de cheque por mês. É uma ótima escolha se você não faz muitos saques ou não vai tanto no banco físico. Consegui fazer pelo atendimento online do Itau.
Depois de mudar para essa conta, eu abri uma no banco Inter. Ele é um banco novo e tem uma modalidade de conta 100% digital sem nenhuma taxa, nem para DOC/TED. Para transferir dinheiro para ele eu também não pago: é só eu gerar um boleto e realizar o pagamento pela minha conta normal e o dinheiro cai direto lá.
Economia: 330,60 por ano.

2) Anuidade cartão de crédito

Outra taxa que eu sempre pagava porque não existiam alterativas era a anuidade no cartão. Depois que o nubank surgiu, várias concorrentes também fizeram um cartão sem anuidades. Pedi meu nubank e demorei um pouco para ser aceita, mas depois cancelei meu cartão normal (já que me informaram que não poderiam zerar minha anuidade) e desde então não pago taxa. Ainda estou em busca de um cartão sem taxas que tenha um bom programa de pontos, mas por enquanto não achei.
Economia: 151,20 por ano.

3) Seguros que você fez sem saber

Acho que seguros são importantes. É aquela coisa que você paga esperando não usar. Só que em alguns casos você faz um seguro aqui, outro ali, assina e nem percebe. O valor é baixo e você pensa "ah, nem vou cancelar". Depois você passa anos pagando e pensa que aquele dinheiro poderia ser usado em outros lugares. No meu caso, foi um seguro de vida que me convenceram que eu precisava. Veja bem, se você tem dependentes ou não tem com quem contar em caso de alguma coisa, pode ser uma boa. No meu caso: sem filhos, morando com os pais, com dinheiro guardado para imprevistos. Cancelar foi mais fácil do que achei, pedi pelo chat online, me mandaram um documento que assinei e escaneei e pronto.
Economia: 343,68 por mês.

4) Taxas de DOC/TED

Hoje em dia com tantos bancos cada um tem conta em um lugar. Se você faz investimentos então, pode ter uma conta para cada corretora. No meu banco, o DOC/TED era cobrado no valor de 9,75 cada um. Eu sempre fazia 2 por mês, um para cada corretora onde eu invisto. Ou seja, eram quase vinte reais que eu não usava para nada todos os meses. Com minha conta digital eu faço essas operações não gastando nada.
Economia: 234 por ano.

BONUS

5) Ficar de olho em planos de operadora

Esse dinheiro não era bem meu, já que meus pais que assinam TV. Um dia entrei no site e descobri que o plano que tínhamos já não existia mais e o mesmo plano, custava QUARENTA reais mais barato. Liguei questionando e me disseram que nosso plano não foi atualizado e precisávamos ter pedido antes. Pedi na mesma hora. Dá para fazer a mesma coisa com o celular e telefone. Tente também pedir um desconto. Diga que vai cancelar o serviço, que gosta muito, mas não pode pagar. Seja simpático. O que você tem a perder?
Economia: 480 por ano.

Fazendo a conta, eu economizei 1059,48 por ano com essas mudanças. Dá pouco mais de 85 dinheiros por mês. E olha que eu não tinha muitos gastos supérfluos. Dá um pouco de trabalho? Sim. Vai depender de algumas coisas que não dependem de você (ser aceita no banco, ser aceita pelo cartão, etc)? Sim. Mas com esse dinheiro dá para fazer muita coisa! De 1 em 1 real você economiza muito. Tente sempre pensar em quanto aquilo fica depois de 12 meses e sua cabeça vai mudando!

4 comentários

  1. Menina! São coisinhas assim que as vezes nem percebemos, mas que nos tira um monte de dinheiros né?! Estou tentando percebê-las no meu dia a dia e cortar de uma vez porque infelizmente dinheiro é algo muito foda que se você não cuidar sabemos que dá merda...Adorei as dicas <3

    https://www.suspirare.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E as vezes, por ser uma quantia pequena, a gente deixa quieto e no final vira uma quantia significativa.

      Excluir
  2. Esses gastos que você citou são os piores, porque geralmente a gente paga essas taxas todas sem ver. Principalmente esse seguros. Concordo com você, seguros são importantes, mas a gente precisa saber o que está assegurando. Eu só consegui usar cartão de crédito quando pedi um Nubank. Como as pessoas conseguiam usar cartão sem ter a fatura detalhada pra acompanhar? Eu não consigo ser controlada a ponto de anotar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Conheço muita gente que toma susto quando chega a conta do cartão porque não consegue acompanhar quanto esta gastando. Eu queria fazer aquilo de anotar tudo que gasto num caderninho, mas sempre acabo largando :(

      Excluir

Latest Instagrams

© e agora, Natalia?. Design by FCD.